TESTE ERGOMÉTRICO

Serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. São observados os sintomas e o comportamento da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma – antes, durante e após o esforço.

Como é o exame?

 

O primeiro passo é coletar algumas informações com o paciente e os registros no pedido médico, para definir a indicação do exame, afastar contraindicações e estabelecer o protocolo ideal de esforço de forma individualizada. A seguir são colocados eletrodos no tórax do paciente para o registro do eletrocardiograma. 

 

O paciente passa então para a esteira rolante, iniciando-se o exercício com o protocolo escolhido. A interrupção do exame ocorrerá caso o paciente apresente grande cansaço ou exaustão, sintomas indicativos de anormalidades cardiovasculares, alterações compatíveis com isquemia ou alterações significativas do ritmo cardíaco. Traçados eletrocardiográficos e medida da pressão arterial serão registrados antes do esforço, ao final de cada etapa do exercício e regularmente na recuperação.

Qual o preparo necessário?


• No dia do exame, após o banho, não utilizar cremes, pomadas ou gel;


• Vir com (ou trazer) roupa confortável (agasalho, tênis esportivo);

• Não fumar pelo menos 2 horas antes e 1 hora após o exame;

• Fazer uma dieta normal 2 horas antes ou dieta leve 1 hora antes do exame. O paciente não deve fazer o exame em jejum;

OBS. 1: A suspensão de medicação em uso fica a critério do seu médico e na dependência dos objetivos do exame. Quando o objetivo é diagnosticar doença arterial coronária, caso seja possível, recomenda-se suspender medicamentos que possam mascarar as manifestações da doença, como betabloqueadores (atenolol, propranolol, metoprolol, etc.), inibidores dos canais de cálcio (diltiazem, verapamil) e vasodilatadores coronarianos (dinitrato ou mononitrato de isossorbida, etc).

 

OBS. 2: Endoscopia digestiva ou colonoscopia não devem ser realizadas no mesmo dia do teste ergométrico.

Quais as orientações após a retirada

 

Recomenda-se ao paciente não expor o tórax desprotegido ao sol até 72 horas após o exame, pois pode surgir alguma irritação na pele no local onde foram fixados os eletrodos.

Corpo Clínico

cuora-cardiologia-curitiba-dr-nelson-chiminacio-neto

Dr. Nelson Chiminacio Neto

Cardiologista
cuora-cardiologia-curitiba-dr-

Dra. Luciene Lima Caparros

Endocrinologista
cuora-cardiologia-curitiba-dr-carlos-eduardo-castilho

Dr. Carlos Eduardo de A. Castilho

Cirurgião Cardiovascular
cuora-cardiologia-curitiba-dr-

Dra. Hevelyn N. de Souza Garcia

Endocrinologista