Quais são os tipos de cirurgia cardíaca?
Existem tipos diversos de cirurgia cardíaca, sendo que cada paciente deve passar por tratamentos médicos e realizar acompanhamento com o cardiologista e o angiologista antes de seguir para um procedimento cirúrgico.
Algumas cirurgias cardíacas podem ser feitas para tratar de condições como as deformidades ou o mal desenvolvimento de válvulas do coração, como as cirurgias de correção das cardiopatias congênitas, outras podem tratar de problemas como arritmias, ajudando a regular o compasso das batidas do coração.
A cirurgia para restabelecer o fluxo de sangue nas coronárias, que são os vasos do coração, é outro exemplo desse tipo de procedimento, sendo que essa é uma cirurgia de revascularização, na qual veias (como a veia safena) e/ou artérias (como a artéria mamária) são usadas para levar sangue a regiões do coração onde as coronárias estão obstruídas por placas de gordura.
A revascularização do miocárdio, o tecido que cobre o coração, e as cirurgias de pontes de safena são exemplos de tradicionais cirurgias cardíacas, sendo que elas são comumente realizadas.
Implantes de marca-passo e desfibriladores, transplantes de coração, dissecções da aorta e correção de aneurismas também são exemplos de cirurgias cardíacas.
Existem ainda cirurgias cardíacas que envolvem as veias e artérias do corpo humano, tratando de entupimentos causados por placas de gordura, que impedem a circulação normal do sangue.
Dependendo do tipo de cirurgia cardíaca, o médico especialista pode indicar a realização dos procedimentos por meio de um robô, o DaVinci, que auxilia o médico na hora de realizar movimentos precisos, removendo tremores e sendo menos invasiva do que um procedimento cirúrgico ordinário, como aqueles que exigem a circulação extracorpórea, tradicionalmente indicado nas cirurgias cardíacas, onde o coração do paciente é esvaziado e a circulação do sangue é feita por meio de uma máquina.